3 de jun. de 2012

Odisséia 1

Projeto multimídia



Mitos e Lendas
Deuses e Heróis


Foi assim que iniciamos 2012, com muitos mitos, deuses e heróis.


O ponto de partida foi Ulisses e sua Odisséia, excelente adaptação de Ruth Rocha pela Companhia das Letrinhas. A história de Ulisses e seus feitos despertou nos alunos um alto grau de curiosidade e encantamento. À medida que nosso heroi avança, os alunos do sexto ano também avançam na busca ansiosa por mais e mais histórias! 


O interesse foi tão grande, que eles começaram a levar para a sala as pesquisas que faziam em casa. Sugeri, então, que tivéssemos o momento Contação de Histórias, pois era preciso compartilhar as descobertas! Não havendo mais espaço nas aulas para tanta demanda, resolvi então, criar um grupo no Facebook só nosso para atender à publicação de histórias pesquisadas, em sua maioria, na internet. 


Pensei que poderia não funcionar, mas resolvi arriscar assim mesmo: as postagens se multiplicaram com um pouco de tudo. Há postagens sobre Zeus, Hera, Medusa, Réia, Héstia, Cronos...E o que mais me chamou atenção foi o fato de que, cada aluno se preocupou em não repetir as temáticas, criando, assim, um corpus bastante rico ligado à mitologia. Uns fofos!!


Não posso deixar de mencionar a contextualização que é feita a todo momento em relação à atualidade dos mitos no emprego cotidiano de expressões, citações e palavras.


Até o término da leitura de Odisséia, muitas lendas e histórias serão contadas, pois nos comprometemos a acompanhar as aventuras de nosso heroi até o fim. Estou certa de que a linguagem dos mitos transforma o nosso espaço num lugar muito mais alegre, encantado e cheinho de ideias.


Confiram alguns vídeos que selecionei para ilustrar as aulas, o livro de Ruth Rocha (inteiramente disponível) e fotos de nossos momentos em sala de aula. Deem uma olhadinha nos quizes que encontrei na Internet e divulguei para os alunos fazerem. Sem falar nos jogos sobre Mitologia.


E viva os deuses!

Vídeos:



 Isabela tirando uma dúvida na hora!




Mitologia Grega - Quiz I

 
Mitologia Grega - Quiz II


Mitologia Grega - Quiz III




Nosso grupo!











6 comentários:

Marcia Monteiro disse...

Clarice...que maravilha de trabalho com esta turma...qq dia destes vou à sua sala de aula contar algumas aventuras na Grécia.

Marcia Monteiro disse...

Clarice...que maravilha de trabalho com esta turma de aventureiros...qualquer dia irei à sua sala de aulas contar algumas aventuras gregas!

Mayra Aparecida disse...

Muitoo legal professora curti muitoo...Adorei saber que o livro Odisseia ta na internet vou ler alguns capitulos

bjss

Profª. Fernanda Vargas disse...

Clarice, gostei muito do trabalho! É legal poder ver coisas diferentes e perto da gente. Parabéns! Legal também, o retorno dos alunos no blog. Um dia eu chego lá... kkk Beijo e sucesso Fernanda da Leitão da Cunha

Paula Regina disse...

Parabéns pelo belíssimo trabalho, amiga!
Você é uma professora nota 1000!

Carolina disse...

Maravilha, amiga! Seu trabalho é sempre uma beleza! Tenho certeza de que a turma vai aproveitar e curtir à vera! Precisamos é disso; novas metodologias, ser professor criador, que sabe passar a mensagem e estabelecer comunicação de verdade,entre o aluno e o conhecimento! Você é 1000!!! Beijos e parabéns!