Cairu

TEXTO 1

A disciplina do amor – Lygia Fagundes Telles


Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.

Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.


ATIVIDADES 


1) Após a leitura do conto “A disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título.
2) Qual é o foco narrativo do conto?
3) Qual é o tempo verbal predominante na narrativa? Retire um trecho que comprove sua resposta.
4) Responda:
a) a história de quem será narrada?
b) onde e quando essa história acontece?
5) Qual o sentimento presente no momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?
6) Em relação aos trechos:
I – “Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado.”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”
Responda:
Trecho I:
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
b) Ele participa da história?
c) Ele dá esse aviso para quem?
Trecho II:
a) Deixou de esperar quem?
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?
7) Em “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera.”, explique a expressão em destaque.
8) O que aconteceu ao dono do cachorro? Esse fato mudou a rotina do animal?
9) Em “Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.”, explique a exclamação contida nos parênteses. Justifique sua resposta com trecho do texto.
10) Leia atenciosamente o trecho: “Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.” e responda:
a) Que palavras ou expressões nos mostra que já havia se passado muito tempo?
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.

Avaliação individual: próxima aula

O conto “A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles narra a lealdade de um cachorro. Ele aguarda, durante muitos anos, o retorno do dono que morre na guerra. Até que “Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.”

A partir do belíssimo conto de Lygia Fagundes Telles, produza um texto dissertativo entre 10 e 15 linhas, explicando o valor que a AMIZADE tem pra você.



O que é uma dissertação?

Linkhttp://www.brasilescola.com/redacao/dissertacao.htm


Quem vai fazer Enem 2014?

20 possíveis temas da redação do Enem 2014. 
Confira!

http://www.infoenem.com.br/20-possiveis-temas-da-redacao-do-enem-2014/




TEXTO 2

A notícia apresenta uma estrutura padrão, composta de duas partes: o lead e o corpo da notícia.
LEAD: é um relato sucinto dos aspectos essenciais do fato e consiste normalmente no primeiro parágrafo. Seu objetivo é dar informações básicas ao leitor e motivá-lo a continuar a leitura.

TEXTO 3

GAROTO VIAJA DE HONDURAS A NOVA YORK EM BUSCA DO PAI
Edwin Sabillón, de 13 anos, perdeu a mãe, irmão e avô na passagem do furacão Mitch

Nova York -  Só e desorientado, viajando de bicicleta, automóvel, trem e ônibus, o garoto hondurenho Edwin Daniel Sabillón, de 13 anos, saiu de Honduras e atravessou a Guatemala e o México até chegar a Nova Yorque, onde vive seu pai. A odisséia de Edwin – que lembra a de Huckleberry Finn , personagem do escritor Mark Twain, ou a de Josué, o garoto do filme Central do Brasil – começou em 22 de maio, na cidade hondurenha de San Francisco de Yojoa.

                       A mãe, o irmão e o avô dele morreram em novembro, durante a passagem do furacão Mitch, que devastou boa parte da América Central. Ele chegou a Nova York no domingo, mas, até ontem, não tinha conseguido encontrar-se com o pai.

                       Grevi Sabillón Vasquez, pai de Edwin, enviou ao garoto, por intermédio de um vizinho hondurenho, US$ 200 e um bilhete com instruções vagas para que se encontrasse com ele às 15 horas do domingo dia 27 no Aeroporto La Guardiã, em Nova York.  Do modo que pôde, o garoto iniciou a longa viagem. Cruzou a fronteira de Honduras com a Guatemala e depois a da Guatemala com o México.
                        De acordo com seu relato, em Matamoros, cidade mexicana perto da fronteira com o Texas, Edwin conquistou a simpatia de “coiotes”, como são conhecidos  os contrabandistas de imigrantes para os EUA, que o transportaram de graça até o território americano. O preço normal cobrado por esses contrabandistas é de  US$ 5 mil por pessoa, segundo advogados que trabalham para imigrantes ilegais. Ele foi deixado em Houston, de onde chegou a Miami. Ali, proprietários cubanos de um restaurante deram a ele roupas novas e pagaram sua passagem até Nova York.

                    O garoto está agora sob a custódia da prefeitura de Nova York. Sua história comoveu o prefeito Rudolph Giuliani, que garantiu ajuda a Edwin para que encontre o pai. (The New York Times, Associated Press, Ansa, EFE e DPA)
                                                                                                         (O Estado de S.Paulo)

Agora responda baseado no que você aprendeu sobre LEAD e os fatos da notícia.

  1. O quê? 
  1. Quem?
  1. Quando?
  1. Onde?

  1. Como?

Nenhum comentário: